Couro do Vale dos Sinos ganha certificado de Indicação Geográfica

O Brasil acaba de ganhar a sua quinta indicação geográfica: o Vale dos Sinos (RS), para o couro acabado. O certificado foi concedido pelo INPI no dia 19 de maio de 2009 à Associação das Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul. Cerca de 40% da produção de peles processadas no Brasil ? 45 milhões de peles ? são do Vale dos Sinos.Vale ressaltar que é a primeira Indicação Geográfica não-agrícola do Brasil, pois o couro é industrializado. Este é um diferencial da legislação brasileira, já que a Europa, por exemplo, só concede IGs para produtos agroalimentares e vinhos.
E o reconhecimento já começa a aparecer: em junho, os empresários do Vale dos Sinos vão apresentar sua experiência com a Indicação de Procedência no seminário da OriGIn, uma organização que reúne produtores com IGs no mundo inteiro. O evento, que ocorre a cada dois anos, será realizado em Teruel, na Espanha, entre os dias 24 e 26 de junho.
Fonte: Portal INPI

Política de uso de conteúdo

A reprodução parcial ou total de reportagens, fotografias e imagens é livre, desde que não haja alteração do sentido original do conteúdo e mediante a citação da Agência de Inovação Inova Unicamp, assim como o(s) nome(s) do(s) autore(s) e do(s) fotógrafo(s), quando citado(s). Ex.: “Nome do fotógrafo/repórter - Inova Unicamp”. O mesmo deverá ocorrer no caso de reprodução parcial ou total de arquivos em vídeo ou áudio produzidos pela Inova Unicamp.