Universidades geram empresas

Na última rodada de projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o interior paulista reinou absoluto. De 724 pequenas empresas de base tecnológica, 540 eram de fora da capital. Campinas (com 127 projetos), São Carlos (97) e São José dos Campos (52) foram as cidades com o maior número de aprovações. A boa novidade é que a maioria delas teve como berço universidades ou institutos de pesquisa. É o conhecimento que antes mofava nas bibliotecas indo parar na linha de montagem de fábricas. A Unicamp é o maior depositante de pedidos de patentes do País, quando se esperaria que companhias ocupassem o primeiro lugar. Criada em 2003, a Inova Unicamp, agência de inovação tecnológica, é responsável pela gestão dos processos de transferência de tecnologia e de propriedade intelectual. Até o ano passado, foram requeridas 460 patentes, 48 foram concedidas e 45, licenciadas. A eficácia do trabalho da agência resultou no primeiro medicamento comercial surgido de uma pesquisa da universidade. O produto à base de isoflavona da soja reduz os efeitos da menopausa.&nbsp.
Fonte: Estadão