Rádio 96 FM Bauru | Unicamp bate recorde de contratos de transferências de tecnologias

Publicado originalmente pela Rádio 96 FM Bauru.

A Unicamp atingiu a marca de 212 contratos de transferências de tecnologias ativos. Além de patentes e programas de computador desenvolvidos por docentes, pesquisadores e alunos da Universidade que foram licenciados com ou sem exclusividade para empresas e instituições, também foram transferidos conhecimentos técnicos nos formatos de fornecimento de know-how e acordos de transferências de material.

O número de contratos de transferências de tecnologias que estão vigentes é o maior registrado na Universidade desde o início das atividades da Agência de Inovação Inova Unicamp, que é o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit) da Universidade. Só em 2023, 26 novos contratos de transferência de tecnologia foram formalizados em diversas áreas do conhecimento, um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

Segundo o diretor-executivo da Inova Unicamp, Renato Lopes, o marco no número de contratos de licenciamento ativos simultaneamente pode ser creditado, entre outros fatores, à dedicação e à qualidade dos pesquisadores da Universidade, bem como à melhoria dos processos da Agência alinhados a sua missão de estimular a inovação e o empreendedorismo tecnológico.

“A Inova Unicamp é um elo entre a Universidade e a sociedade, promovendo ações estratégicas que conectam os ativos de propriedade intelectual, frutos da pesquisa acadêmica, com instituições e empresas parceiras. Essa conexão permite levar soluções concretas desenvolvidas na Universidade para a sociedade e é uma das formas de a Unicamp transbordar seu conhecimento, transformando-o em inovação que cria impactos socioambientais e econômicos positivos”, explica Lopes.

Para mais detalhes sobre os indicadores citados neste texto e outros resultados das atividades da Inova Unicamp em 2023, consulte o relatório disponível na Biblioteca da Inova Unicamp.