AVISO DE PAUTA | Inovação Aberta: Experiências Universidade-Empresas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Consulado Geral da Bélgica no Brasil realizam, nesta terça-feira (18 de junho), a partir das 13h, o evento “Inovação Aberta: Experiências Universidade-Empresas” para apresentar perpectivas, desafios e exemplos bem-sucedidos de cooperação ente a universidade e o mundo dos negócios.

A inovação é essencial para o enfrentamento dos desafios atuais e do futuro, mas nem sempre é fácil para as startups e PMEs identificar os parceiros certos e o caminho a seguir para inovar em termos de processos e produtos.

A Bélgica, localizada no coração da Europa, tem um histórico comprovado de excelência tecnológica e científica, especialmente em P&D biofarmacêutico, nanoeletrônica e energia offshore, e é um laboratório eficaz de inovação. Diversas empresas belgas estão ativas no Brasil há décadas e desenvolvem empreendimentos cooperativos com universidades ou sistemas de inovação aberta.

Data: 18 de junho (terça-feira)

Horário: 13h às 17h

Local: Centro de Convenções da Unicamp – Auditório II

Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 500 – Cidade Universitária, Campinas – SP, CEP 13083-85

Contato: imprensa@inova.unicamp.br / (19) 3521-2623

PROGAMAÇÃO

13:00 – Welcome Coffee

13:30 – Mesa de Abertura

14:00 – Painel 1

O conceito de Open Innovation e as oportunidades de cooperação entre empresas, startups e universidades

Mediação: Katia Kishi, supervisora de comunicação da INOVA

• Renato da Rocha Lopes, diretor da INOVA: apresentação da Inova e de seus programas e projetos
  • Marcelo Perracini, Diretor de Assuntos Governamentais da Rhodia-Solvay, e Kelly Bertucci, GBU Funding Manager na Rhodia-Solvay: a experiência de Paulínia com programas de Open Innovation
  • Jonas Hipólito, Diretor de Estratégia, Pesquisa e Inovação da Biotrop: experiências e desafios na cooperação com o Brasil

15:00  Painel 2

Pesquisa e desenvolvimento em semicondutores e colaborações Brasil-Bélgica

Mediação: Prof. Jacobus Swart, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica e ex-professor da Unicamp

• José Antonio Scodiero, representante do IMEC no Brasil
  • José Alexandre Diniz, professor da FEEC – Unicamp
  • José Bertuzzo, do Laboratório Eldorado

16:15 – Painel 3

Oportunidades de internacionalização: os programas existentes na Bélgica

Mediação: Rafael de Brito Dias, assessor da DERI e professor da FCA

• Dieter Poleyn, Conselheiro Econômico e Comercial da hub.brussels e Representante da Região de Bruxelas-Capital, no Brasil
  • Cláudia Rolim, Office Head da Flanders Investment & Trade (FIT)
  • Laurent Bernard,  Gerente de investimentos estrangeiros da Agência valã para a exportação e para os investimentos estrangeiros (AWEX)

17:00 – Encerramento

Realização: Unicamp; Consulado Geral da Bélgica; Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp; Agência de Inovação da Unicamp.

Apoio: Hub Brussels; Flanders Investment & Trade (FIT); Wallonia.be (AWEX) e Belgalux Brasil